Visão geral

O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (OCS) é um aplicativo de código aberto usado para administrar e publicar conferências acadêmicas na web. O OCS é um sistema de administração e publicação altamente flexível que pode ser baixado de graça e instalado num servidor local de internet.

O OCS foi projetado para reduzir o tempo e a energia devotados à rotina de administração de uma conferência. O OCS também aperfeiçoa o arquivamento e a eficiência do processo editorial. O sistema procura melhorar a qualidade acadêmica e editorial das publicações oriundas de conferências através de inovações que englobam processos editoriais e recursos de indexação aprimorados.

Recursos do OCS
O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (OCS) é uma ferramenta gratuita e aberta para publicação na web. O OCS propiciará uma presença completa na web para sua conferência. O OCS permitirá que você:

1. Crie o website de sua conferência.
2. Administre conferências periódicas (por exemplo, conferências anuais, semestrais, etc.).
3. Elabore e envie uma chamada de submissões (CPS).
4. Aceite eletronicamente submissões de artigos ou resumos.
5. Permita que os participantes editem seus trabalhos.
6. Conduza avaliação cega por pares.
7. Poste o cronograma da conferência e os trabalhos aceitos de modo que possam ser localizados pelos leitores.
8. Agende uma conferência.
9. Publique opcionalmente os dados originais submetidos por autores e avaliadores.
10. Registre participantes, inclusive aceitando pagamentos.
11. Abra espaço para discussões on-line após a conferência.
12. Utilize modelos de e-mails prontos no sistema.
13. Dê suporte para múltiplos idiomas.
14. Aproveite as vantagens de um código fonte customizável, escalável e seguro.

Aspecto geral
A figura seguinte é um screenshot de uma página inicial de conferência no OCS:


Figura 1. Conferência no OCS.

A próxima figura mostra o cronograma da conferência organizado por modalidades.

Figura 2. Cronograma de conferência no OCS.


Fluxograma do OCS

Requisitos do sistema
Configuração recomendada para o servidor:
> PHP 4.2.x ou superior (inclusive PHP 5.x); MIcrosoft IIS requer PHP 5.x
> MySQL 3.23.23 ou superior (inclusive MySQL 4.x) ou PostgreSQL 7.1 ou superior (inclusive PostgreSQL 8.x)
> Apache 1.3.2x ou superior, ou Apache 2.0.4x ou superior, ou Microsoft IIS 6
> Sistema operacional: qualquer um que suporte os softwares acima, inclusive Linux, BSD, Solaris, Mac OS X, Windows

Uma vez que o PKP (Public Knowledge Project) não dispõe de recursos para testar todas as combinações possíveis entre as versões dos softwares recomendados, não se garante o funcionamento correto do OCS nem se oferece suporte. Agradecemos o feedback de usuários que tenham implementado o OCS em ambientes diferentes dos listados acima.

Documentação de ajuda
Uma documentação de ajuda contextual encontra-se embutida no próprio OCS – os tópicos de ajuda são oferecidos conforme a posição do usuário nas páginas do OCS.

A documentação de ajuda pode ser visitada em
http://pkp.sfu.ca/ocs/demo/present/index.php/index/help/

Outros manuais também podem ser encontrados em
http://pkp.sfu.ca/ocs_documentation

Contribuições da comunidade
O time de desenvolvimento do OCS encoraja a contribuição da comunidade de desenvolvimento. Se você tiver interesse em tornar o OCS ainda melhor, daremos boas vindas a sua participação.

Test-Drive do OCS 2.1
Uma conferência demonstrativa utilizando o OCS 2.1 está disponível on-line em:
http://pkp.sfu.ca/ocs/demo/

Além disso, usuários potenciais do OCS podem experimentar o software – como gerente geral, diretor de modalidade ou avaliador – em outro site de demonstração que está disponível em:
http://pkp.sfu.ca/ocs2/demo/testdrive/

Faça o login com o nome de usuário admin e a senha testdrive, selecione um dos papéis disponíveis no processo de administração, e explore como ele funciona.

Fique à vontade para submeter um documento de teste e sentir como um autor experimenta o sistema, ou então designe uma submissão para um avaliador e faça login como avaliador.

Mas atenção: qualquer mudança na Conferência de Teste será apagada todas as segundas-feiras às 8 horas.

Papéis
O OCS 2.1 baseia-se largamente no código pré-existente usado no OJS 2.x (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, SEER, do inglês OJS, Open Journal Systems, também desenvolvido pelo PKP, Public Knowledge Project). Consequentemente, você notará que muitos recursos do OJS estão também no OCS, tais quais papéis de usuários, capacidade de criar várias conferências diferentes ou criar edições de uma mesma conferência a partir de uma só instalação. Para aqueles que já usaram o OJS, o conceito de papéis pode ser bastante familiar. Para os novatos, é importante relembrar que qualquer pessoa pode exercer vários papeis em diferentes conferências.

> Administrador do portal: gerencia o OCS como um todo, publicando o site de novas conferências (por exemplo, o portal de conferências do IFSULDEMINAS contendo todos os sites das conferências específicas organizadas pelo IFSULDEMINAS).

> Gerente geral: gerencia o site de uma conferência em especial (por exemplo, a Jornada Científica e Tecnológica ou o Congresso Nacional de Meio Ambiente), incluindo todas as contas de usuários associadas ao site da conferência.

> Diretor: gerencia o processo de submissão de trabalhos, avaliação, edição e publicação para uma das conferências (por exemplo, a Jornada Científica e Tecnológica 2013). O diretor também estabelece o cronograma da conferência (data de início, data de fim, etc.).

> Gerente de inscrições: responsável pelas inscrições na conferência.

> Diretor de modalidade: responsável por gerenciar as submissões para sua modalidade (ou área, categoria, etc.), supervisionando-as através do processo de avaliação e edição, e aceitando ou rejeitando-as para publicação na conferência.

> Avaliador: provê a avaliação cega por pares das submissões enviadas à conferência. O avaliador recomenda a favor ou contra a publicação de uma submissão na conferência.

> Autor: submete um trabalho para a conferência, e participa do processo de avaliação e edição.

> Leitor: usuário que pode registrar-se para ler os anais da conferência. Porém, algumas conferências não requerem registro para permitir a leitura dos anais.