Administrador do portal

Uma vez instalado o OCS, o administrador do portal poderá gerar tantos sites de conferências específicas quantos forem necessários, e acompanhar a administração de cada um deles.

O OCS foi projetado para permitir a hospedagem de uma única conferência que terá lugar uma vez apenas ou para servir como um sistema completo usado no gerenciamento de múltiplas conferências, cada uma delas podendo ocorrer periodicamente ao longo dos anos ou uma única vez. Por exemplo, o IFSULDEMINAS pode usar uma mesma instalação do OCS para hospedar os sites da Jornada Científica e Tecnológica (2012, 2013 em diante), do Congresso Nacional de Meio Ambiente (2013 em diante) e da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (2013 em diante).

Todos esses eventos terão seus sites num mesmo portal e poderão acontecer uma ou mais vezes com o passar do tempo. É importante apreender essa visão mais larga de como funciona o OCS, do contrário, visto da perspectiva de uma conferência ocasional que só acontecerá uma vez, muitos dos recursos do OCS parecerão complexos ou confusos demais.

Passos iniciais
Faça login em sua conta no OCS e selecione seu papel como “Administrador do Portal”.

Figura 3. Selecione seu papel como Administrador do Portal.

Isso levará você para o menu de opções do Administrador do Portal.

Administração do Portal
O menu do Administrador do Portal permite a configuração inicial do portal de conferências.

Figura 4. Administração do Portal.

Configurações do portal
Esta opção permitirá adicionar informações referentes ao portal e não às conferências individualmente. Tais informações incluem o nome do portal, um texto de apresentação, uma opção de redirecionamento, uma descrição do portal, dados para contato, a extensão mínima de caracteres para as senhas e registro para coleta de dados e indexação. Você terá a oportunidade de fornecer detalhes sobre cada conferência num momento posterior.

A opção de redirecionamento é útil se você tiver apenas uma conferência registrada no portal, e por isso talvez você queira direcionar seus usuários diretamente para o site daquela conferência ao invés do portal. Uma vez hospedada a conferência (veja como adiante nesse manual), ela aparecerá quando você clicar no campo de redirecionamento. Se o portal hopedar mais de uma conferência, ou se você quiser que os usuários acessem primeiro o portal, deixe esse campo do jeito que está. Neste momento, você pode querer simplesmente ignorar esa opção e retornar para ela mais tarde quando você tiver lançado uma conferência.

Figura 5. Configurações do portal.

Uma vez feitas as alterações, use o botão “Salvar” para atualizar o sistema. Você verá um link de retorno ao menu do Administrador do Portal.

Conferências hospedadas
Para criar uma conferência hospedada, clique em “Conferências hospedadas”. Na página que abrir, selecione “Criar conferência”. Preencha os campos conforme apropriado (não se esqueça de ativar a opção “Permitir Acesso Livre a esta conferência no portal”). O “Caminho” deve ser uma só palavra ou abreviação, que será única para esta conferência. Essa palavra se tornará parte do endereço web (URL) de sua conferência. Escolha-a, portanto, com cuidado. Na figura abaixo, adicionamos a conferência intitulada “Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS” e a abreviação “jornadact” para o caminho. Não especificamos o ano, entretanto, porque pretendemos realizá-la anualmente por tempo indefinido. Todo ano o Gerente Geral usará a opção “Conferências agendadas” (veja adiante nesse manual) para criar uma nova conferência no site da “Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS”.

Figura 6. Configurações da conferência.

Também é possível que uma mesma instalação do OCS hospede mais de uma conferência. Por exemplo, no exemplo acima, o IFSULDEMINAS criou a Jornada Científica e Tecnológica (que acontece anualmente), mas o IFSULDEMINAS pode querer uma conferência específica sobre agroecologia. Essa nova conferência será criada pelo Administrador do Portal.

Figura 7. Conferências.

Usando as setinhas embaixo de “Ordem”, o Administrador do Portal pode ajustar a ordem em que as diferentes conferências aparecerão na página inicial do portal.

Figura 8. Listagem de conferências.

Idiomas
O OCS foi projetado para operar em múltiplos idiomas e hospedar conferências em diversos idiomas num mesmo portal. O Administrador do Portal pode especificar o idioma padrão do portal e instalar idiomas novos à medida que ficam disponíveis.

O próximo passo na administração do seu portal OCS é selecionar os idiomas que serão usados. O português vem ativado como idioma padrão. Se for o caso, selecione outro idioma padrão para o seu portal na opção “Idioma principal”.

Figura 9. Idiomas.

Se um idioma adicional não aparecer abaixo de “Idiomas instalados”, procure-o em “Instalar idiomas”, selecione-o, clique no botão “Instalar” e confira se apareceu em “Idiomas instalados”.

Figura 10. Instalando um idioma adicional.

Para mais informações sobre instalação e suporte a outras línguas, consulte a documentação “Translating OJS and OCS”, disponível em HTML em http://pkp.sfu.ca/files/docs/translating/index.html e em PDF em http://pkp.sfu.ca/files/docs/translating/translating.pdf

Fontes de Autenticação
Por padrão, o banco de dados de usuário do OCS é usado para autenticação. Mas você pode escolher também o plugin LDAP clicando em “Criar fonte de autenticação”.

Figura 11. Fontes de autenticação.

Informação sobre o sistema
“Funções administrativas” agrupa opções para administrar o portal.

“Informações sobre o sistema” fornece informações sobre a versão do OCS que você está rodando, a disponibilidade de upgrades, capacidade de editar a configuração do arquivo do OCS, e uma geral de informações e configurações do servidor.

Figura 12. Informações sobre o sistema.

Expirar sessões de usuários
Limpa as sessões atuais dos usuários ativos, fazendo com que precisem logar novamente para voltar a usar o sistema.

Limpar Cache de dados
Limpa todos os dados do cache. Pode ser útil para forçar a atualização de informações, geralmente após customizações.

Limpar Cache de template
Limpa todas as versões dos templates de HTML. Pode ser útil para forçar a atualização de templates customizados.

Mesclar usuários
Útil para mesclar duas ou mais contas de usuários em uma só.